06/06/2017

Abertas inscrições para o Estágio Visita da Câmara dos Deputados


Estão abertas as inscrições para o programa Estágio Visita, programa educativo da Câmara dos Deputados voltado a estudantes universitários de graduação e pós-graduação. Os interessados devem acessar até a próxima quinta-feira a página do programa e responder um 'quiz'. Serão selecionados os cinquenta melhor colocados. O resultado será divulgado no dia 14 de junho e a visita acontecerá entre os dias 14 e 16 de agosto.
Podem participar alunos de todas as áreas de formação  É uma oportunidade para acompanhar de forma interativa a atividade da Câmara dos Deputados, compreendendo o papel da instituição para a democracia e a complexidade do processo legislativo, e também as discussões atuais que ocorrem no Parlamento.A participação no programa pretende trazer a este público o entendimento de que os debates, votações e decisões que ocorrem no Congresso Nacional têm grande impacto em sua vida. Por isso, a cada edição, haverá um tema em destaque que será debatido e explorado pelos estudantes: Reforma Política, acessibilidade e saúde são exemplos de temas que estarão em discussão nas edições do Estágio Participação. Programação

As atividades têm início na segunda-feira às 14h e término na quarta-feira às 18h30. Os 50 participantes selecionados terão as seguintes despesas arcadas pela Câmara dos Deputados: hospedagem, tipo alojamento, de 3 (três) diárias, iniciando na segunda-feira às 7h e finalizando na quinta-feira às 12h; alimentação durante a realização do programa, a qual consistirá em 3 (três) refeições por dia: café da manhã, almoço e lanche da tarde, em local designado pela Câmara dos Deputados. Não será oferecido jantar; traslado entre o alojamento e o local de realização das atividades do Programa.
A Câmara dos Deputados não arca com as despesas referentes ao deslocamento do estudante entre sua cidade de origem e Brasília.
Missões
A dinâmica do Estágio Participação está baseada no cumprimento de tarefas ou “missões” que serão lançadas aos estudantes durante três dias de vivência na Câmara dos Deputados, relacionadas ao tema em debate. A partir de orientações recebidas, os participantes buscarão de diversas formas todas as informações necessárias para o cumprimento das missões, como conversar com técnicos da Câmara, entrevistar deputados, fazer pesquisas no Portal da Câmara, nas redes sociais, nos veículos de comunicação, dentre outras.
 O resultado das missões cumpridas pelos estudantes será divulgado por meio da página #tonacamara, permitindo maior interação entre os universitários que têm a oportunidade de conhecer e vivenciar o dia a dia do Poder Legislativo.
Toda a programação é baseada na autonomia e no protagonismo dos universitários e valoriza a aproximação e a interação dos jovens com o Parlamento e com os Deputados. Desta maneira, pretende-se estimular o envolvimento com a política e a atuação cidadã dos participantes, incentivando a participação democrática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário