26/10/2016

Deputado eleito inova na escolha de futuro secretário de Educação

Eleito prefeito de Londrina, deputado federal Marcelo Belinati lança na Comissão de Educação da Câmara processo seletivo para escolha do futuro titular da Educação no município (foto: Alex Ferreira)
Os deputados federais Marcelo Belinati (PP-PR) e Alex Canziani (PTB-PR) lançaram esta manhã na Comissão de Educação da Câmara processo seletivo nacional para a escolha do futuro secretário de Educação de Londrina. Belinati, prefeito eleito da cidade, e Canziani, presidente da Frente da Educação no Congresso; tiveram a idéia de fazer uma chamada nacional no lugar do tradicional processo de indicação política para atrair os melhores talentos e envolver a comunidade local numa área que consideram estratégica na administração municipal.

Joice Toyota, da Vetor Brasil, explicou que sua organização irá apresentar cinco nomes para entrevista final com o prefeito. Candidatos participarão de sabatina com membros da comunidade escolar. (foto: Alex Ferreira)
A Vetor Brasil, organização com 'expertise' em seleção de talentos na gestão pública, irá coordenar o processo.

Novo paradigma

O presidente da Frente da Educação acredita que essa inovação vai se espalhar pelo Brasil. "Será um novo paradigma que pode revolucionar a administração pública. Às vezes na própria cidade há profissionais que têm todas credenciais para realizar uma grande gestão mas por causa de implicações políticas não têm oportunidade de contribuir", explicou Canziani.

Canziani sugere que seleção leve em conta espírito de liderança, proatividade e capacidade de inspirar colaboradores e usuários da Rede de Educação Municipal  
Marcelo Belinati lembrou que em todo Brasil a regra é a indicação política. "A seleção abre oportunidade para que talentos da própria cidade e de todo o Brasil possam se interessar. E o que é melhor, as pessoas da cidade, que nunca foram ouvidas, vão agora ter oportunidade de participar", sustentou o futuro prefeito que se disse entusiasmado com as possibilidades que o processo oferece.

Critérios profissionais

Presente ao evento, o diretor-geral da Abert - Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV, Luis Roberto Antonik, elogiou a inciativa de usar critérios profissionais na montagem da equipe. Na mesma linha, o vereador de Londrina Mário Takahashi elogiou a sistemática adotada, que segundo ele, irá atrair bons nomes para a secretaria de Educação.

A diretora de Formulação de Conteúdos Educacionais do Ministério da Educação, Carmen Moreira Neves, também parabenizou Belinati e Canziani pela iniciativa e ofereceu apoio do MEC na capacitação dos futuros gestores públicos. "Todo bom prefeito tem em sua equipe um secretário de Educação excepcional", concluiu ela.



Nenhum comentário:

Postar um comentário